20 setembro 2007

O SENHOR É PAZ


A paz é o anseio mais profundo do homem. Desde muito cedo, os homens de bem se cumprimentavam assim: “Paz seja convosco” (Gn 43.23). Os anjos de Deus se apresentavam do mesmo modo: “Paz seja contigo!” (Jz 6.23). É ainda prosaico nos países do Oriente Médio, escutar atualmente uma reminiscência que vem de bem antes, das raízes mesmas da existência e da tradição destes povos.

Não por casualidade, ela é uma promessa de Deus ao seu povo; o Antigo Testamento nos ensina a abençoar assim: “O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz” (Jz 6.26). Por ser tanto complexa quanto ameaçada, a paz na Sagrada Escritura sempre foi considerada um bem extremamente valioso. A raiz hebraica šlm (da qual procede shalom) é bem antiga e banal a todo o linguajar semita e promulgada não só a uma ausência de batalha, mas um conceito de perfeição, de “estar pronto” (“estar completo”, “estar finalizado”). Assim sendo, quem vive no shalom encontra-se com saúde, vive em um nível de perfeição (plenitude). No escrito hebreu do AT, logo, a paz tem uma extensa escala de significação, que excede simplesmente o político-bélico. A definição teológica de paz como benção de Deus está presente na maior parte da Bíblia Sagrada.


Os apóstolos pediam que o Deus de paz estivesse com todos, e esta saudação permanece na igreja até os dias de hoje: “Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (I Co 1.3). No Novo Testamento, a narrativa do nascimento de Jesus Cristo apresenta-o como o condutor da paz ao mundo por nobreza (dignidade), os anjos anunciam: “Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.” Lc 2.14

Com o aparecimento de Cristo Jesus a paz harmoniza um sentido completo de redenção e de triunfo sobre o mal e a iniqüidade, ela é oferecida aos homens como misericórdia divina.

“Um compromisso com a paz”


Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”. Mt 5.9

Incluído no contexto das bem-aventuranças reveladas por Cristo, podemos chegar à conclusão que para tomar posse do Reino de Deus, é imprescindível que o discípulo seja um difusor da paz, trabalhe para que a tranqüilidade governe efetivamente na sociedade.

Perguntariam alguns: Por que não há paz na terra? A resposta é simples: porque não damos ouvidos aos ensinamentos de Deus e não nos envolvemos no Seu plano de paz para o mundo. O profeta Isaías nos preveniu deste nosso erro, transmitindo a seguinte mensagem: “Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar. Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar!” (Is 48.17-18).

O conselho bíblico é que procuremos à paz!

“Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.” Sl 34.14

Nos escritos do apóstolo Paulo, a paz é ininterruptamente acoplada à graça de Deus; apontando que para o missionário a correta paz era procedente da graça que recebemos em Jesus Cristo nosso Senhor. Para Paulo a paz é um fruto do Espírito Santo em nossas vidas: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. Gl 5:22

“Devemos orar pela paz”

“SENHOR, tu nos darás a paz, porque tu és o que fizeste em nós todas as nossas obras”. Is 26.12

Por reconhecermos que a verdadeira paz vem de Deus, devemos orar para que nos mande a Sua paz, para todos nós: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá”. Jo 14.27ª

Você tem orado por sua cidade, bairro e rua? Você tem orado por seus vizinhos? Não adianta ficar reclamando, é indispensável orar. As igrejas devem realizar vigílias de oração pelas cidades de nosso país, vejam:

“E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz”. Jr 29.7

Os ensinamentos bíblicos podem colaborar em alto grau para uma reflexão sobre a possibilidade da paz no mundo contemporâneo; na perspectiva bíblica, só é possível em uma sociedade que convive de acordo com as reivindicações divinas postuladas no princípio do Evangelho do Senhor Jesus Cristo.

Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.
Is 26.3

Promover a paz é lutar contra as injustiças sociais. Temos um exemplo em Martin Luther King, embora hoje haja segregação nos Estados Unidos, a situação era muito pior antes que este bravo pastor declarasse seu sonho e reunisse milhares de pessoas em protestos de paz. Seu famoso discurso, de 1963 – “I Have a Dream”- foi ouvido por mais de 250 mil pessoas em Washington DC .

Concluo lembrando que a paz de Jesus Cristo excede todo entendimento, e guardará nosso coração e mente. Amém.

Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança”. Sl 4.8
Estas são as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas.” Zc 8.16


Eduardo Neves

Obs.: Hoje é aniversário da maior benção que Jesus Cristo me deu, meu filho Samuel(esta comigo na foto do perfil). Peço a todos os irmãos que orem para que o nosso Deus lhe dê muita paz e saúde. Futuro profeta de Deus. Amém. Aleluia!