28 setembro 2007

E em toda a alma havia temor

Quando contemplamos a passagem de Atos dos apóstolos 2.42-47, notamos os passos iniciais da comunidade cristã primitiva na construção da Igreja. A Sagrada Escritura apresenta centenas de indivíduos agrupados em torno de um singular desígnio: proclamar a Palavra de Deus. Eles almejavam constituir uma Igreja submissa ao Senhor. Desejavam satisfazer ao Senhor e ser uma igreja que glorificava a Deus em tudo. Faziam reuniões nas casas, onde o rebanho de Cristo se relacionava. Eles ansiavam estar unidos porque isso fazia bem a todos e, ao mesmo tempo, fortalecia-lhes a fé.

“E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.” At 2.44

Este tipo de relacionamento contíguo fazia com que os primeiros crentes em Cristo sentissem necessidades uns dos outros. Deste modo, essa sensibilidade suscitava uma comunhão espiritual e repartir do pão (eles vendiam suas propriedades particulares para socorrer os que careciam).


Aqueles cristãos conheciam as aflições e angústias uns dos outros, tudo por meio do relacionamento que mantinham entre si. Os apóstolos não necessitavam solicitar uma empreitada da mocidade, nem uma assembléia das senhoras para recorrer à cristandade que observassem as necessidades de seus irmãos de fé.

Os líderes da igreja primitiva não se reuniam para esquematizar um amplo calendário de atividades espirituais e sociais que envolvessem os membros da igreja ou aqueles que dela estivessem afastados. A Escritura diz:

“E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração”
At 2.45-46


É apropriado lembrarmos da Igreja Primitiva e compará-la com o que chamamos hoje de congregação. Eles experimentavam um cristianismo em sua essência e nós vivemos, muitas vezes, um cristianismo superficial. Precisamos nos relacionar uns com os outros na igreja e em nossas residências, só assim conseguiremos conhecer as necessidades dos irmãos e nos desenvolver reciprocamente na fé. As Igrejas devem atentar para a natureza espiritual de seus membros.


*Você orou esta semana por alguém de sua igreja?


*Nos últimos dias, você procurou alguém que há tempos não vê mais na igreja?


*Você sabe quais foram às coisas mais marcantes que Deus fez na vida das pessoas que estão próximas a você na igreja?


Conforme as respostas que você der a estas perguntas é que será avaliado o tipo de relacionamento que mantém com seus irmãos. Pense nisto!


O louvor ao Senhor não será só o cântico, mas a sua própria vida o será!
Seja sua vida um louvor ao Senhor! Aleluia!

"O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem carácter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons". (Martin Luther King)


Eduardo Neves