15 setembro 2007

“A graça me comprou. A graça me ensinou. A graça me prendeu. Agora a graça me possuiu.”



"Graça Preveniente"

A salvação passa a existir quando o homem nasce espiritualmente, desperta para realidades não observadas anteriormente e acorda para sua iniqüidade e estado desamparado. Esta revelação interior é executada pelo Espírito Santo como uma dádiva divina para salvação de todos aqueles que crêem em Jesus como Senhor e Salvador.

Porém este convencimento do pecado não foi o início do trabalho do Espírito Santo em suas vidas. A doutrina que vamos estudar é chamada como graça preliminar ou preventiva de Deus, pois é aquela que o Espírito Santo providencia antes mesmo do arrependimento da pessoa, um intenso desejo por Deus e Sua justiça.

Este preceito bíblico que é um ensinamento iniciado pelo teólogo Tiago Armínio e depois aperfeiçoado por John Wesley, tem contribuído fortemente para visualização do agir de Deus em Seu povo. Podemos observar muitas mudanças na história de um pecador antes que ele receba a graça salvadora e o novo nascimento; transformações estas às vezes afetuosas, às vezes de forma vigorosa, segundo ele (pecador) seja capaz de percebê-la. O dicionário teológico (CPAD) define também graça preveniente como: “Doutrina sustentada por Armínio, segundo a qual, ainda que todos nós tenhamos degradado em conseqüência do pecado, Deus nos restaura a capacidade de crer nas verdades do evangelho”.

Nesta visão entende-se que o homem não tem totalmente sua personalidade depravada, e que o Espírito de Deus concede direito à liberdade de escolha ao pecador. O mover do Espírito Santo sobre o coração antes do novo nascimento é uma verdade confortante e encorajadora quando propriamente entendida; assim apreendemos que a prolongação da vida é tanto graça comum como preveniente, aumentando a possibilidade de salvação.

Alguém pode sentir a presença de Deus; Deus pode dar um amanhecer de luz aos que estão na escuridão... e mostrar que Ele é um Deus que ouve orações. Tudo isso e, todavia não ter experimentado o novo nascimento”.
(Wesley's 52 Standard Sermons, p. 89).


Exemplos Bíblicos da Graça Preveniente

Em Atos dos apóstolos encontramos vários exemplos vejam:

(At 8) o eunuco etíope foi movido pelo Espírito para ler Isaías e Filipe foi levado para se unir a ele no estudo da Bíblia.

(At 9) Saulo é atingido pelo Espírito Santo (sem o apelo do altar), três dias antes de ser dito para levantar, ser batizado, lavar seus pecados e receber o Espírito Santo (assim tornando-se um cristão do Novo Testamento).

(At 10) vemos o Espírito Santo trabalhando com o devoto Cornélio e levando Pedro a ir até ele. Cornélio não era um cristão do Novo Testamento nesta época.

(At 13.48) vemos muitos gentios “ordenados” glorificando a Deus. Eles estavam sob a misericórdia da graça preveniente de Deus esperando pela Palavra da Verdade.

A graça sempre denota que Deus é quem toma a iniciativa. Essa é a razão de ser graça: não se inicia conosco, começa com Deus. Mas isso não isenta nossa responsabilidade de decidir e de crer. Porém nós O amamos. Só podemos amar ao Senhor porque Ele nos amou primeiro, previamente.

A essência da doutrina da graça é que Deus é por nós.” (T. H. L. Parker)

Concluímos que a graça preveniente começa antes da manifestação da graça salvadora. Porém, não podemos descansar e pensar que os pecadores serão salvos sem evangelização e missões, pois como crerão Naquele de quem nunca ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue?

“Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?” Rm 2.4


Eduardo Neves