29 agosto 2007

Mas, o que se une ao Senhor é um espírito com Ele.


A comunhão dos cristãos com Deus (Pai) e seus irmãos da igreja, encontram o seu núcleo no relacionamento que eles mantiverem com Cristo e todo Seu rebanho. Esta essência é a definição de apoio para a ética cristã; ou seja, de uma consciência da nova vida – pessoal ou corpórea– em aliança. Entendemos que para haver uma união cordial entre os cristãos, precisa-se: de uma conformidade de pensamentos, um padrão de retidão moral, entre outros conceitos de integridade e fidelidade aos ensinamentos bíblicos.
Em meio a presente realidade existente na comunidade cristã contemporânea, em que alguns não aprenderam o significado de pertencer à Igreja de Cristo, muitos continuam vagarosos em compreender o caráter e reivindicação de Deus revelada a nós em Cristo Jesus, esta lentidão é motivada pelo estado de materialidade –carnalidade- em que vivem (ignorância espiritual).
A natureza da comunidade cristã em meio a uma sociedade paganizada é exposta com ênfase na epístola de Paulo aos Coríntios, não obstante podemos dizer que talvez não exista advertência mais sábia a respeito da questão discutida do que a registrada na epístola do apóstolo.
Corinto (foto)encontrar-se em um estreito istmo, entre os mares Egeu e Adriático, assim sendo uma cidade portuária e extremamente cosmopolita. Possuía um comércio próspero, tinha um teatro aberto com capacidade para vinte mil pessoas, e outro fechado para três mil. Templos, santuários e altares pontilhavam aquele ambiente como místico, ao ponto de mil prostitutas se colocarem à disposição de qualquer um no templo da deusa Afrodite. Corinto tinha uma reputação tão notória que “acorintar” podia ter o sentido de “fornicar” e “moça coríntia” era uma maneira de se referir a uma prostituta. Nos destroços da cidade foram descobertos por arqueólogos objetos votivos feitos de argila simulando órgãos genitais humanos, também foram achadas taças para servir beberagens trazendo inscrições como: “amor”, “saúde”, ou nomes de divindades gregas.
O apóstolo Paulo demonstra as lamentáveis condições que aquela igreja passava; em toda carta podemos constatar uma falta de conhecimento nas Escrituras dos Coríntios, e práticas aberrantes de vulgaridade e obscenidade na cultura dos mesmos.
Vejamos este sério problema de incesto na igreja:

“GERALMENTE se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.
Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.
Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou,
Em nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,
Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus.
Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?
Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?
Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.”

1ª CORÍNTIOS 5


Podemos dizer que o problema é exclusivo da igreja pós-apostólica? Veja esta matéria abaixo:

Réu confesso
O pastor Thiago Fernandes, da congregação brasileira Igreja da Lagoinha, foi preso na Flórida, acusado de abusar sexualmente de pelo menos dez meninos nos últimos cinco anos. Segundo a rede de televisão Fox News, ele confessou ter assediado três garotos depois de uma das vítimas, de 11 anos, denunciar aos pais que foi molestada pelo pastor durante atividades filantrópicas na igreja First Christian Church. Segundo autoridades do condado de Broward, Fernandes, de 24 anos, teria ameaçado estuprar o menino.“Ele deixou sua mãe por alguns instantes, quando ele disse ter sido abordado pelo pastor ”- O garoto de 11 anos teve que ir ao banheiro. Ele deixou sua mãe por alguns instantes, quando ele disse ter sido abordado pelo pastor - descreveu Veda Coleman-Wright, da Delegacia de Broward.Representantes da igreja afirmam que Fernandes trabalha para duas congregações diferentes, que funcionam no mesmo prédio. Ele é pastor jovem da Igreja da lagoinha e trabalha como diretor musical da First Christian Church.Membros da igreja dizem ainda que, questionado sobre o assunto, Fernandes confessou ter abusado do menino e de pelo menos outros três, com idades entre 7 e 13 anos. No site da delegacia de Broward, ele é acusado de dez casos de crimes sexuais.Fernandes está preso desde terça-feira. Ele também admitiu que está vivendo nos Estados Unidos ilegalmente, mas sua nacionalidade não foi revelada.
FONTE: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2007/07/06/296670690.asp

Não podemos tolerar tão flagrante pecado em nosso próprio meio, devemos exercer disciplina de exclusão na comunhão da igreja, este é o remédio prescrito por Paulo para todos cristãos. Ao referir-se que fosse entregue a Satanás o elemento da igreja de Coríntios (I Co 5.5), Paulo ensinava que expondo o iníquo às influências destrutivas do pecado, estaria disciplinando a congregação, mostrando que a igreja precisava julgar seus membros em caso de imoralidade ou conduta ímpia insistente, para o benefício da vernaculidade da igreja e do testemunho de Cristo no mundo.

Estão ficando rotineiros casos de irmãos que se divorciam pelo simples fato de não mais se “compatibilizarem”, estes episódios indicam que o amor esta cada vez mais se esfriando, e que a interpretação da Bíblia esta sendo praticada de forma a deleite conveniente. De acordo com as Escrituras, para benefício das pessoas envolvidas, o casamento é um acordo vitalício e indissolúvel (ver Mt 19.6), que não pode ser desfeito, exceto pela morte ( I Co 7.8, 9 e 39) ou pelo adultério ( Mt 19.9) de um dos cônjuges. Exclusivamente quando um dos parceiros morre ou adultera é que o outro fica acessível para ter novas núpcias, se assim almejar. São de Jesus Cristo as palavras: quem repudiar sua mulher, não sendo por relações sexuais ilícitas [da parte dela], e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério’ (Mt 19.9; ver Mc 10.11 e 12).

Muitos chamados de “pastores” têm tolerado o divórcio na igreja por estes fúteis motivos, colocam em suas pregações toda aparência de piedade e falam em perdão,paz e salvação; mas vivem sob influência secular, o evangelho deles é segundo raciocínio humano e filosófico, e não na interpretação verdadeira do Espírito Santo.

Um estudo de fundo histórico nas cidades gregas (ao tempo do apóstolo Paulo), demonstrou que aquelas urbes greco-romanas estavam agregando em todos os níveis da sociedade, organizações como: associações particulares, clubes de sepultamento, sociedades de amigos e confraternidades religiosas. O Cristianismo sobre solo gentio adotou em grande parte rudimentos da composição daqueles “clubes gregos”, havendo quem diga que esta forma gentílica teve maior ação ou efeito de influir na igreja, do que da própria sinagoga judaica.

Ainda hoje encontramos igrejas que não privam seus membros destes chamados “clubes”, o número de crentes que se embrenham pela maçonaria é alarmante!

Você sabe qual é a relação entre o Cristianismo e a maçonaria? Nenhuma!
(Luz x Trevas) é isso!

“Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.”
I Co 10:21


Precisamos dar um basta!

Na oração sacerdotal de nosso Senhor e Salvador descrita por João no seu evangelho, Jesus Cristo fala sobre perfeição em unidade; ou seja, um mesmo alvo e propósito, um só desígnio entre nós.

Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.

Jo 1:21,22,23.



“Um compromisso com o ensinamento de Cristo não pode faltar no culto e na vida.” Então prossigamos pregando a Cristo!!!


"Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens
".
I Co 1.22,23,24,25.


Eduardo Neves