09 dezembro 2008

Igreja e Culto – Parte 5


*Culto cristão*

O culto cristão na era apostólica

O culto cristão é a adoração pública ao Senhor Deus em nome de Cristo; a celebração da comunhão dos crentes como uma congregação com Seu Pai celestial, para a glória do Senhor e para a promoção e enriquecimento da vida espiritual. Embora se realize primariamente na devoção e edificação da igreja em si, o culto tem, ao mesmo tempo, um caráter missionário e abarca o mundo inteiro. Este foi o caso no Dia de Pentecostes quando o culto cristão, em seu caráter peculiar, primeiramente surgiu.

Assim como nosso Senhor mesmo em Sua juventude e humanidade cultuou na sinagoga e no templo, também seus discípulos o fizeram até quando foram tolerados. Mesmo Paulo pregou o Evangelho nas sinagogas de Damasco, Chipre, Antioquia da Psídia, Anfépolis, Beréia, Atenas, Corinto e Éfeso. Ele “disputou com os judeus todo sábado na sinagoga”, que ele propiciava um púlpito e uma platéia.

Os judeus cristãos, pelo menos os da Palestina, conformaram-se, dentro do possível, às formas antigas do culto de seus pais, que, na verdade, eram divinamente inspiradas e constituíam um modo expressivo de culto cristão. Até quando podemos saber, eles observaram escrupulosamente o sábado, as festas judaicas anuais, as horas de oração diária e todo ritual mosaico; e celebraram, em acréscimo, o domingo cristão, a morte e ressurreição do Senhor e a santa Ceia. Mas esta união foi gradualmente enfraquecida pela obstinada oposição dos judeus e foi finalmente quebrada por completo pela destruição do templo, exceto entre os ebionitas e nazarenos.

Nas congregações gentílico-cristãs fundadas por Paulo, o culto tomou desde o começo uma forma mais independente. Os elementos essências do culto vétero-testamentário foram transpostos, é verdade, mas despidos do seu caráter legal nacionalista e transformados pelo espírito do Evangelho. Assim, o sábado judaico tornou-se o domingo cristão; a Páscoa e o Pentecostes tornaram-se as festas da morte e ressurreição de Cristo e da efusão do Espírito Santo; os sacrifícios sanguinolentos deram lugar à recordação agradecida, à apropriação do sacrifício todo-suficiente e eterno na cruz e à oferta pessoal de oração, intercessão e total consagração ao serviço do Redentor; das ruínas do templo, surgiu o culto (sem fim temporal) do Deus onipresente em espírito e em verdade.

As Várias partes do culto

As várias partes do culto público ao templo dos apóstolos eram as seguintes:

1. A PREGAÇÃO DO EVANGELHO

A pregação aparece no primeiro período principalmente na forma de uma mensagem missionária aos inconversos; é uma apresentação simples e viva dos principais fatos da vida de Jesus, com exortação prática ao arrependimento e à conversão. Cristo crucificado e ressuscitado era o centro iluminador, cuja luz santificadora permearia todas as relações da vida. (...) Deste testemunho cristão primitivo vários exemplos de Pedro e Paulo são preservados nos Atos dos Apóstolos.

2. EXPOSIÇÃO DAS ESCRITURAS SAGRADAS

A leitura das porções do Velho Testamento, com exposição e aplicação prática, foi transferida da sinagoga judaica para a Igreja cristã (At 3:15; 15:21). A esta foram acrescidas, em tempo próprio, as lições do Novo Testamento (...). Após a morte dos apóstolos, seus escritos tornaram-se duplamente importantes para a Igreja, como substitutos para a instrução oral e exortação, e foram muito mais usados no culto do que o Velho Testamento.

3. ORAÇÃO

Em suas várias formas de petição, intercessão e gratidão. Isto veio de igual modo do judaísmo e, na verdade, pertence essencialmente a todas as religiões pagãs; agora, porém, começou a ser oferecida, em confiança pura num Pai mediado pelo nome de Jesus, a todas as classes e condições, mesmo aos inimigos e perseguidores. Os primeiros cristãos acompanhavam cada ato importante de sua vida pública e particular com este rito santo. Paulo, por exemplo, exorta seus leitores a que orem sem cessar. Em ocasiões solenes, eles participavam do jejum com oração, como ajuda à devoção, embora isto não esteja claramente estabelecido no Novo Testamento (Mt 9:15; At 13:3; 14:23; I Co 7:5). Eles oravam na liberdade do coração, como movidos pelo Espírito, de acordo com as necessidades e circunstâncias. (...) Não há nenhum traço de liturgia uniforme e exclusiva; isto seria incongruente com a vitalidade e liberdade das Igrejas apostólicas. Ao mesmo tempo, o uso freqüente de salmos e pequenas formas de devoção, como a Oração do Pai Nosso, pode ser inferida, certamente, como decorrente do costume judaico; da direção do Senhor em relação a sua oração modelo; do forte sentido de comunhão entre os primeiros cristãos e, finalmente, do espírito litúrgico da igreja antiga, que não prevaleceria no oriente e no ocidente sem o precedente apostólico. As formas mais antigas são as orações eucarísticas do “Didaquê” e a petição pelos governantes na primeira Epístola de Clemente, que contrasta visivelmente com a hostilidade cruel de Nero e Domiciano.

4. O CÂNTICO

Uma forma de oração, como adorno festivo da poesia e elevada linguagem da inspiração, levava a congregação aos altos cumes da devoção e tomava parte nas harmonias celestiais dos santos. Isto passou imediatamente, junto com os salmos do Velho Testamento, foram tesouros inesgotáveis de experiência espiritual, edificação e conforto do templo e da sinagoga para a igreja cristã. O próprio Senhor inaugurou a salmódia no novo concerto ao instituir a Santa Ceia (MT 26:30; MC 14:26 ) e Paulo expressamente exortou ao canto de “salmos e hinos espirituais ”, como meio de edificação social. Mas a esta herança preciosa do passado, cujo valor pleno foi agora pela primeira vez compreendido à luz da revelação novi-testamentária, a igreja, no entusiasmo do seu primeiro amor, acrescentou salmos, hinos, doxologias e bênçãos original e especificamente cristãos, que propiciaram o riquíssimo material para a poesia sacra dos séculos seguintes.
Acrescentou ainda: o cântico das hostes celestiais, como por exemplo, no nascimento do Salvador, o “nunc dimittis” de Simão, o “Magnificat” de Maria; a “Benção” de Zacarias; o agradecimento de Pedro após sua libertação miraculosa ; o falar em línguas na igreja apostólica que, seja oração ou cântico, era sempre uma linguagem elevada de entusiasmo; os fragmentos de hinos espalhados pelas epístolas, e as passagens líricas e litúrgicas, como as doxologias e antifonias do Apocalipse.

5. A CONFISSÃO DE FÉ

Todos os atos de culto mencionados acima são atos de fé. A primeira confissão expressão de fé é o testemunho de Pedro de que Jesus era o Cristo, o Filho do Deus vivo. O seguinte é a formula batismal trinitariana. Além destes, começou a se formar o chamado Credo dos Apostólos, que também é trinitariano em sua estrutura, mas que dá à confissão do Cristo o lugar central e mais importante. (...)

6. SACRAMENTOS

Finalmente, a administração dos sacramentos, ou ritos sacros instituídos por Cristo, através dos quais, símbolos próprios e sinais visíveis, dons espirituais e graça invisível são representados, selados e aplicados aos participantes dignos.

*Philip Schaff.History of the christian church. Grand Rapids, Mich., Eerdmans, 1962. Vol. I, pp.460-465.