14 julho 2008

Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério...

Estou perplexo com o que tenho visto na internet em relação ao Cristianismo. Tem aparecido em nosso meio vários tipos de "movimentos", e o que me causa maior espanto é o hiper-calvinismo.
Estava lendo uns artigos esdrúxulos do site Monergismo e não aguentei, então aí vai:

A matéria está aqui: http://www.monergismo.com/textos/pentecostalismo/dom-linguas_samuel-davidson.pdf

Refutação de "Dom de Línguas" /Samuel R. Davidson

As Línguas nos Evangelho

Primeiramente concordo com o autor; Cristo jamais trouxe confusão para os homens, mas os homens é que fazem enleio a interpretação das Escrituras.

É simplesmente ridículo afirmar que a promessa das línguas teria sido feita em relação à pregação do Evangelho, o texto de Mt 28 não fala sobre sinais, portanto não servirá para análise nesta tese.
No Evangelho segundo Marcos no capítulo 16 versos 17-18 é relatado:

"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão."

Marcos fala acerca de SINAIS, não fazendo em hora nenhuma alusão a ensino ou pregação da Palavra nestes versículos; falar um outro idioma não é um sinal, mas como ele (Samuel R. Davidson) mesmo diz: "um grande trabalho aos homens".


Jesus Cristo se referia a fatos sobrenaturais, ou por acaso o Sr. Samuel crê que beber um veneno e não morrer é normal; ou será que Jesus achava seus discípulos tão ignorantes ao ponto de chamar de sinal o fato deles aprenderem outros idiomas (rs)!

As línguas em questão serviram como sinais (prodígios)!

Será que falar um outro idioma serve como sinal aos cristãos? Se for assim então o Jô Soares (fala 5 idiomas) faz sinais (coisa sobrenatural;prodígios;milagre) tremendos em seu programa!

Em relação ao último versículo do cap. 16 de Marcos é meramente a ratificação das profecias de Cristo que estavam se cumprindo!

Faço uma pergunta: Os seguidores crentes em Cristo extinguiram-se?

Se sua resposta for não (e espero que seja!), nesse caso afirmo: Então os sinais existem!


As Línguas no livro de Atos

Neste tópico o autor mostra ser um total leviano. Como dizer que não é explicado o que aconteceu em Atos 8:14-19. Será que ele utilizou a Bíblia Sagrada para seu estudo ou sua “Bíblia” foi escrita por algum monge (rs)?

Então vamos lá, Atos 8:14-19:

14 Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João.
15 Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo
16 (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).
17 Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.
18 E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro,
19 Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo.

Pergunta: Como Simão tinha tanta certeza (a ponto de oferecer dinheiro) que realmente eles receberam o Espírito Santo?

Resposta: Através dos sinais e prodígios (Mc 16) que presenciava [e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito. (vers.13b)]

Há! To lembrando de algo: Será mesmo que os sinais foram cumpridos antes de Marcos ter escrito seu Evangelho? Hein sr. Samuel?

No demais: as perguntas feitas são desfeadas e incompreensíveis no tocante a hermenêutica do texto analisado!

Joel não fala de línguas, mas fala de sinais! Assim como Jesus fala de novas línguas, como sinais! Então entendemos que tanto no Antigo Testamento, quanto no Novo fala-se sobre sinais e prodígios durante todo período anterior à vinda de Jesus Cristo para julgar vivos e mortos!

Joel fala que após o derramamento do Espírito ocorreriam: profecias, revelações (sonhos e visões), aflições aos homens e catástrofes naturais (céu/mar).

Jesus fala de grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.

O que deve ser entendido é que não podemos interpretar a Bíblia somente de forma literal, porque assim é que surgem as heresias e seitas! O que analisamos são os prodígios em si; como se pode afirmar que as línguas não apareciam mais no contexto bíblico de Atos? Porque então os judeus iriam dizer que todos aqueles estariam cheios de mosto? A linguagem daqueles homens não podia ser compreendida pelos incrédulos, assim como hoje (rs).


Porque se aparece poucas vezes relatado em Atos dos Apóstolos a referência dos sinais de novas línguas, podemos afirmar que eram fatos raros? Ou até desnecessários a Igreja?

Muitos outros atos aconteciam em Jerusalém e são pouco relatados no livro, nem por isso podemos afirmar que são acontecimentos dispensáveis a nossa apreciação!

Você conhece Andrônico e Júnias, parentes de Paulo? Pois é, não faziam parte dos treze, mas eram notáveis entre os apóstolos (Rm 16:7).

As Línguas nas cartas dos Apóstolos

Para começar este tópico vou responder a patética pergunta do autor, fazendo uma outra (esta sóbria):

Quer dizer que por aparecer somente em um livro do NT ou por ter poucas vezes sido mencionada (segundo você) pelos apóstolos em suas epístolas, faz um ensino não ser planejado por Deus?
Se sua resposta for sim (espero que não!): Então você é um incauto (indouto)!

De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?
I Co 14.16


Em referência a I Co 13 "as línguas cessarão", veja:

O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; I Co 13.8

Paulo em momento nenhum ensina que o dom de línguas se cessaria bem antes da vinda de Cristo! O Apóstolo explica que o AMOR é perfeito, e que somente quando o que é perfeito (JESUS É AMOR) vier toda profecia, dons e ciência serão extintos!!!

Sobre seus conceitos de novas línguas, fazendo menção a outros idiomas já abordei no começo desta refutatione (rs).

O fato da pessoa interpretar o dom de línguas, não quer dizer que seja um idioma natural!

Veja: “Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.” I Co 14.2

Se ninguém o entende, obviamente não é uma linguagem entendida por homens! Mas como a própria Palavra de Deus diz: “Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar” I Co 14.13

Certamente interpretar esta linguagem não requer intelectualidade humana, mas uma dádiva divina.
Somente é alcançada por meio da fé, sendo assim o formalismo de alguns teólogos calvinistas jamais entenderá este mistério!

“A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;” I Co 2.4,5,6,7.

Como você viu a ciência será aniquilada, lembra? É meu querido, mistério...(rs)

Adorei você ter descoberto (em letras garrafais) que 5 palavras entendidas valem mais que 10 mil não entendidas, creio que sua descoberta é maior que a da pólvora.

Será que o fato de uma pessoa falar em outros idiomas naturais serviria para convencer os incrédulos? Que loucura!

Quem disse ao sr. Samuel que as pessoas que tem o dom de línguas perdem o controle próprio? Falta informação ou é preconceito?

Quem disse ao sr. Samuel que este dom está aparecendo em incrédulos? Imagino que até os hereges que dizem falar em línguas crêem em algo (mesmo que seja em objetos inanimados)!

Meu Deus, quanta deturpação! Apocalipse 5.9 fala sobre a visão do Apóstolo João dos cânticos e Louvores dos seres celestiais ao Senhor devido ao sacrifício vicário de Cristo no Calvário!

CONCLUSÃO

Percebe-se preconceito religioso, ignorância no tema abordado e o autor ser desinformado na prática dos DONS espirituais por parte da Igreja Contemporânea.

Ele considera os Pentecostais hereges simplesmente por falarem em línguas estranhas. Mas será que são mesmos os pentecostais hereges?

Quem é que fica pregando por aí que Deus levou Seu Filho a cruz do Calvário somente para alguns?

Quem é que fica ensinando por aí que Deus ama somente uma determinada casta? Fazendo acepção de pessoas?


Entendam o princípio da Eleição: Para haver uma eleição devem-se existir CANDIDATOS! E para o Senhor TODO aquele que invocar (CANDIDATAR-SE) seu nome será SALVO!!!

Sei que em alguns momentos, pareci satírico no trato desse assunto, mas não é nada disso. São apenas recursos que eu uso para descontrair e aliviar um pouco a dor que o coração sente, ao ver tanta coisa que se estabelece aos cristãos, que foram libertados para o alvedrio, submetendo-o de novo a jugo de escravidão [Gálatas 5].

Eduardo Neves (Pentecostal pela Graça de Deus e falando em línguas! Oh Glória!).